terça-feira, 28 de junho de 2011

Mussurana

Conhecemos essa cobra como uma das cobras mais uteis e inofencivas que se conhece nossa Mussurana (Cloelia cloelia), nossa representante ofiófaga (que se alimenta de outras cobras). Não puxando a sardinha pro lado dela mais venhamos e convenhamos com seus 2,40 metros e sua coloração preta e brilhosa ameaça qualquer um em qualquer lugar.
No inicio de seu desenvonvimento pode apresentar variações de cor de acordo com a sua origem ja que esse tipo de serpente esta em toda américa do sul e guatemala, geralmente se aprensenta na sua forma juvenil em preto com a região ventral em tons de laranja e vermelho. De uma utilidade incomparavel pois é um dos inimigos naturais da Jararaca e na falta dela se alimenta de pequenos roedores e pequenas aves.
Sendo mais comum em matas fechadas ou vegetações rasteiras de habitos noturnos caçando da forma mais implacavel, usando todas as tecnicas que um bom boídeo pode usar estrangula sua vitima e a engole inteira, vitima do trafico e de fazendeiros. Estamos perdendo uma das serpentes mais lindas e mais uteis da nossa fauna.

Jararaca

Criei uma lista de 3 serpentes que na minha opinião esta na lista de uma das serpentes mais belas no nosso país, a 1º Jibóia amazonica, 2º Muçurana  3º e merecida colocação ela Jararaca (Bothrops jararaca), atingindo seus (aparentemente não ameaçadores) 1,60 metros não se engane boa de briga e de uma peçonha bem aprimorada ela quando esta em ação o negocio é bem serio. Considerada por denos de páiois o melhor controle de pragas que existe contra roedores em geral, de mobilidade franca ela não deixa qualquer fazer o que quiser e ir embora ela não leva desaforo pra casa.
Caracteristica marcante nessa serpente é o seu exelente sistema de camuflagem que entre as folhas seca do chão ou em barracões velhos se torna quase invisivel. 

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sucuri Amarela

Esta é um premio da nossa fauna a Sucuri Amarela (Eunectes notaeus), se apresenta dentro da região central da américa do sul muito mais aquatica do que a sua prima sucuri verde ja mostrado em uma postagem antiga. Exelente caçadora de habitos noturnos crescendo de 2 a 3 metros apenas, muito menor que a Eunectes murinus, e bem mais "docil" ao manipulada consegue produzir de 5 a 19 filhotes em tempos de gestação que variam entre 7,5 a 9 meses. Muito agil e magnifica coloração apresentando em tons de amarelo e preto seguindo padrões de habitats que facilitam sua camuflagem dentro do meio em que vive.
Adora mamiferos de porte médio e aves. A maior parte de sua morte esta relacionada com homens do campo e a destruição do seu habtat e sem leis rigorosas sobre o controle da matança desenfreiada desses  animais a tendecia é ficarmos muito mais tempo sem vê-las nos seus territórios normais.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Surucucu

Tão bela quanto perigosa, seu charme acaba quando seus 2 centimetros de presa encrava na sua vitima que por sinal não deve ser pequena porque a Surucucu (Lachesis muta) representa a maior serpente peçonhenta das Americas. Se você esta acostumado com animais peçonhentos com no maximo 2 metros de comprimento, a nossa maior Viperídea chega a medir 4,5 metros de comprimento. Com suas cores bem alinhandas e seus losangulos em preto à deixa inconfundivel junto com ela vem no seu dorso escamas quilhadas e eriçadas igual picos de jaca (daí o nome Surucucu pico de jaca); atingindo seus supremos 20 a 25 kl esse animal nunca brinca no ataque. Sendo ela a única viperídea das américas chega a colocar até 16 ovos com 2 meses de encubação, animal bem caracteristicos de matas densas não suporta a falta de humidade e ao desmatamento acostumadas a viver dentro de "tocos" de madeira e entre as pedras. Regiões endemicas do RJ ao CE, se reproduzindo com toda a sua força e vitalidade e minando regiões com alimentos de sobra. Animal rápido e caracteristico som ao passar por baixo de galhos ou telhas velhas suas escamas eriçadas e quilhosas mandam um som terrivel para nós humanos como sem fosse uma "serra".

sábado, 18 de junho de 2011

Sucuri

Algumas literaturas indicam Sucuris de até 10 metros de comprimento pensando até 140kl não são animais pequenos porem são animais discretissimos evitando contato com o homem a todo custo, mais sempre habitam lugares onde o homem esta colonizando criando gado erguendo casas e penscando com isso eliminando suas fontes de alimento e forçando ela a migrar pra lugares com mais alimento. 
Eunectes murinus (Sucuri), ela dispensa informações gerais sobre imponencia e beleza, porque ela alem de ser a mais forte das serpentes é a nossa rainha que reina em locais alagadiços. Primeiro de tudo temos que deixar claro que depois do filme Anaconda essas serpentes foram tratadas como animais psicopatas que caçam 1, 2, 3 presas por dias ¬¬* se isso fosse verdade sáo ia existir sucuris pelo Brasil nem seres humanos nem outras especies de animais porque se realmente esse tipo de habitos de caças fossem verdade ninguem seria pareo pra ela. Aqui é o tipo de lugar que adoramos a verdade acima de tudo É MENTIRA que essas serpentes cresce a vida toda ou que comem uma vaca inteira, elas geralmente se alimentam de ças grandes isso é verdade mais algo parecido com capivaras, jacarés e até algumas onças quando dão sorte, Sucuri que vive em lugar com bastante alimento disponivel consegue passar um ano inteiro com até 10 refeições. Tudo isso é relativo pelo seu processo de digestão que funciona por putrefação com acidos gástricos potentes. E com seus hábitos semi-aquaticos costumam procurar um lugar bm tranquilo pra descansar depois de uma boa refeição, e é nesse momento de relaxamento que os caçadores a encontram e fazem o papel destrutivo do ser humano matando um animal que esta em paz apenas cumprindo com seu papel vital na natureza.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Periquitambóia

Óbvio que estava faltando alguem nessa festa, ela Periquitanbóia ou cobra papagaio (Corallua caninus), com seu olhar mateiro e forma de se acomodar inconfundivel pode parecer que sua cor verde é muito chamativa porem é uma especialista em camuflagem ainda mais com seus hábitos arboricolas, ela se torna uma caçadora mortal porque alem da sua agilidade e forma é dotada de lábios com sensores termicos muito bem desenvolvidos. Quando decide dar um "bote" na sua caça pode tercerteza que sua presa esta em maus lençóis pois constrição é a sua forma de matar. Seus habitos noturnos ás deixam extremamente sedentárias durante o dia e a maior causa do desaparecimento em alguns habitats esta ligado a destruição dos mesmos, já que ela prefere florestas tropicais.
Algumas pessoas criaram alguns mitos sobre serpentes porem eu como um apaixonado não posso deixar esse tipo assunto crescer paradigmamente. Precisamos nos concientizar que serpentes são animais e tem suas respectivas posições dentro de um bioma, elas tem funções importantissimas como por exemplo controle de roedores em paióis ou em plantações. Criei o blog com o intuito de mostrar a beleza não só de animais do genero Schuamata como outros de outros generos como os Saúrio, Crocodilianos, Anuros e alguns Quelônios que axo mto legal tambem, resumindo animais de sangue friu. São animais tão belos quanto imortante pra fauna e pra prudução de drogas que não podemos deixar que pessoas ignorantes os eliminem indiscriminadamente. Esse papo que serpentes hipnotizam engolem vacas e que crescem durante toda a vida isso é papo furado, ja ouvi pessoas dizerem que Sucuris crescem a vida toda e que existem cobras com mais se 20 metros ¬¬* (a raça humana ja teria se estinguido se isso fosse verdade né).
E que jararacas só andam em duas que quando vc mete uma a outra vem pra vingar a morte da outra (igual velho oeste??? questão de honra??? ta maluco???).

domingo, 12 de junho de 2011

Salamanta Amazônica


Não vamos ser hipócritas a não considerar essa uma das mais belas serpentes da fauna brasileira Salamanta amazônica (Epicrates cenchria cenchria), com suas manchas vermelhas e pretas no dorso e formas arredondadas em preto no ventre, se mostra um exemplar digno de prêmio por beleza ao tomar um bom "faxo" de luz abserva-se uma coloração diferenciada criando um contraste em forma de "arco-iris".
Essa serpente sofre o maior ataque dos traficantes pro comercio ilegal no exterior.
De porte médio com até 1,60 metros d comprimento e mto agressiva se apresenta com uma mordida forte e com uma boa pegada como uma boa constritora tem que ser, acostumada a viver do jeito mais tranquilo possivel sempre prefere lugares mais escondidos como toco em arvores palhóis, apesar de ser um boídeo não se engane agilidade é uma marca registrada da Salamanta amazônica. 

Cobra Cipó

Vamos mostrar as velocistas das serpentes começando claro por uma classica lógico, essa ai é uma cobra Cipó (Chironius quadricarinatus) vivendo bem espalhada pelas regiões sul, sudeste e região centras normalmente em todos os lugares que existam ambiente umido e quente. Não leva desaforo pra casa porem só se alimenta quando realmente sente fome, cardapio bem variado come desde pequenos anfíbios como pererecas e rãs alguns roedores pequenos não estão a salvo com ela e pode acontecer até de conseguir capturar aves que não conseguem fugir a tempo. Atingindo seus bons 1,20 metros de comprimento mostra sua habilidade de intimidação quando é afungentada arma seu "bote" e se mexe pra frente e para tras saindo até 2/3 do seu tamanho do chão dando assim um golpe de visão nos inimigos mais distraidos ou com menos habilidades em caça.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cascavel

Vai encarar???
Crotalus durissus terrificus ( cascavel para os intimos ). Serpente de peçonha apurada bem desenvolvida por anos de evolução uma neurotoxina que te imobiliza e interrompe sua respiração de forma lenta e dolorosa. Um belo exemplar medindo 1 metro e 30 centimetros de pura instintividade. Não importa o que aconteça ela não desiste de lutar nunca.
Vai encarar???

Jibóia Amazônica


Vamos começar com umas das paixões nacionais nada de cerveja nem de futebol...
Boa Constrictor constrictor e la fora conhecida como "red tail" com seus traços e imponencia mostrando quem é que manda e atingindo até os 4 metros de comprimento. Respeite a força deste animal porque nada se compara a uma mordida de um animal desses, acredite dentes fortes e resistentes como um bom carnivoro tem que ser. Não o subestime.