segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sapos domésticos (desmistificando)

To tentando publicar alguma matéria sore sapos dométicos mais que por varios fatores não estou conseguindo, primeiro pelo fato da época de chuva na região onde moro não ter tido tempo suficiente para eles resolverem sair, segundo motivo tava sem um celular com camera descente (ainda estou), e o terceiro e ultimo motivo e não menos relevante não encontrei (ainda) o nome cientifico do mesmo.
 ...
Porem hoje senhoras e senhores venho aqui mostrar e desmitificar pra voces um animal que na minha opnião anda sendo mau visto pela sociedade, que por motivos de falta de conhecimento ou mesmo por um paradigma social anda soltando boato e maledicencias sobre um animal tão importante para o controle de pragas humanas como por exemplo baratas e alguns tipo de formigas. Que normalmente ja nos causam transtornos, agora imagina esses tipos de insetos convivendo em demasia nos ambientes em que vivemos.
...
Geralmente um sapo "domestico" atinge seus enormes 18 a 20 centimetros com mais ou menos meio quilo de peso. Vive muitas vezes tão bem camuflado no ambiente que passa despercebido por dias ou até meses no seu quintal da sua casa. Não existe relato que um sapo por exemplo atacou alguem...pelo contrário nós humanos mesmo sem saber a fisiologia do animal e muitas vezes por histórias contatas ferimos e até matamos esses animais tão importantes pro ambiente.

 Maioria dos sapos carrego com sigo uma glandula com nome de "Parotoides" principalmente os da familia dos Bufonideos. Que diferente do que dizem as más linguas elas não "expirra" veneno ela esta localizada numa região em que predadores sempre preferem atacar (do lado da cabeça) que se espremidas ai sim se consegue o efeito de expirro.

 ...
Dentro dessas glandulas exintem uma toxina fortissima que muitas vezes podem matar o predador ou algum curioso que os atacam um exemplo disso é que quem tem cachorro que alguma vez mordeu um sapo viu o cachorro sofrer muito com ulcerações crescendo dentro da boca e toda região de mucosa atingida do animal (olhos, nariz e boca). Essas toxinas são provenientes de substancias alcalóides que eles conseguem atraves de uma alimentação cheia de insetos coloridos por exemplo.
 ...
Eu publico muitas vezes por gostar do animal mesmo ainda estar estudando os mesmo e porque eu me sinto ofendido em ver alguem maltratando esses animais.
 ...
Ele pode não ser o mais belo dos animais que anda sobre o planeta terra mais concerteza faz menos maus que muitas pessoas por ai...
 ...
Esqueci de dizer viu, esse papo que se tocar em sapos voce tambem vai ter verrugas...isso é mentira e das cabeludas!!!
 ...
Mais uma fotinha tirada por mim mesmo.
 ...
Cada animal tem seu lugar na natureza, cuide deles como se fosse uma engrenagem senão toda o sincronismo do ambiente onde se vive é alterado e você pode perder uma espécie pra sempre.
 ...
Uma curiosidade
Na China existe uma lenda de um sapo venenoso que cuidava de uma enorme fortuna de um rei, que expelia seu veneno em que se aproximasse, um belo dia um jovem guerreiro conseguiu retirar todo o veneno do sapo e com apenas uma moeda conseguiu tirar o sapo da caverna e o matar. Hoje a imagem do sapo com uma moeda na boca representa sinal de poder aquisitivo e sorte financeira.

...
Mais uma curiosidade.
O sapo de tres pernas representa as estações lunares cada perna representada por uma fase. E que em dia de eclipse lunar é o sapo querendo engolir a lua.
...
...
...
Obrigado!!!

2 comentários:

  1. esse é o SAPO CURURU nome ciêntifico (Rhinela jimi) ^^

    ResponderExcluir
  2. A minha cachorra já atacou um sapo ela ficou espumando, mas nos agimos rápido e demos leite com coalhada (mesmo leite sendo perigoso em casos de envenenação), mas gracas a Deus depois que ela tomou a nossa mistura ela se recuperou, não tem nenhuma ceguela e depois de 1 ano e meio ainda esta viva e arretando bastante kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir