quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Instituto Butantan

Como já é de prache ir pro Butantan quando eu vou para SP dessa vez foi mais especial por varios motivos primeiro pela sensação nostálgica de ter ido pela ultima vez carregando todo meu amadorismo sobre serpentes e hoje ter entrado la com 3 anos de faculdade de Biologia que me deu uma sensação muito boa. Nem tanto pela vontade de estar naquele lugar que sempre me fez tão bem quando eu entrava mais também por poder vivenciar pelo menos em um dia da minha vida discente aquilo que não vai ser facil de conquistar.


 Sou muito suspeito em comentar sobre esse tipo de assunto ainda mais quando esse assunto é o próprio Instituto Butantan. Mais vamos la. Em meados de 1900 mais ou menos já não existiam mais escravos no Brasil e aumentou muito a classe trabalhadora em lugares em desenvolvimento industrial, que era crescente no Brasil da época e que se mostrava forte dentro do desmatamento (já que não havia quase nada na época em relação a industrias). Logo “peões” que desmatavam era submetidos a ambientes desconhecidos por causa de não serem nativos e sim europeus em busca de emprego, um dos maiores problemas na época era avançar na mata e não sofrer o duro golpe da Mãe Natureza que se mostrava implacavel. Na mesma época ou até menos um frances cujo não me lembro o nome foi de fundamental importancia sobre o Ofidismo já que foi ele quem inventou um “ poli-proteico” responsavel pelas mordeduras. 


 Mais infelizmente o poliproteico era de maior efetividade com venenos de cobra Naja que era mais reconhecida pela sua fisionomia e pelo lugar que se encontrava dentro de ambientes africanos da época. Já no Brasil a história foi outra como já dizia o velho ditado “aqui o buraco é mais embaixo” nós tinhamos tres generos de fundamental importancia dentro da nossa fauna local que eram elas Lachesis, Crotallus, Micrurus e Brotrhops. Que eram necessários estudos mais aprofundados dentro do assunto que não podia ser deixado pra depois. Vital Brasil chegou com tudo, estudos e tecnicas avançadas para nos ajudar. Apartir daí ele criou 4 tipos novos de soros um para cada espécie em especifico e de quebra descobriu soro para os escorpiões, aranhas e lagartas venenosas na época.


Eu na minha opnião se ela valer alguma coisa, acho que não existe lugar mais impressionante que esse instituto já que estamos falando de algo que existe a mais de 100 anos e que desde que foi fundado nunca parou nem sequer um dia as pesquisas nos mais variados setores para controles de endemias como é o caso da dengue por exemplo.



Mais vamos la eu não poderia de mostrar no blog algumas das serpentes que eu já disse em outras postagens que eu sempre fui muito fã como é o caso da Oxybelis fulgidus ou “bicuda” para os mais chegados.


Não peçonhenta, arbóricola e dotada de uma beleza extraordinária ela se mostra sempre atenta em qualquer situação, com uma cor variando em tons de verde limão bem chamativo até um mais claro.



Outra que dispensa comentários é ela a bela Boa Constrictor constrictor  !!!




E a nossa gigante Eunectes murinus ou Sucuri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário